1) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?
Os cartórios são hoje sinônimo de efetividade, segurança e credibilidade para a sociedade brasileira. Estão presentes em todos os municípios do país, representando, muita das vezes, a única presença eficaz do Estado. Nesse sentido, creio que o maior benefício das serventias é a prestação de um serviço competente e que traz consigo segurança jurídica a toda a população. Por meio de sua capacidade e seu conhecimento jurídico, o delegatário é habilitado e qualificado para prevenir litígios, prestando um serviço célere e auxiliando de forma direta a desafogar o Judiciário brasileiro.
2) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.
Questão difícil frente à vasta disponibilidade de serviços que possuem importância fundamental para a segurança e eficácia dos negócios jurídicos prestados. Os cartórios transformaram, de forma significativa, a forma como os processos indispensáveis para a sociedade são executados. Exemplos como certidão de nascimento, inventário, divórcio, usucapião extrajudicial, ata notarial, são apenas alguns exemplos claros de como o cartório atua em prol da sociedade e trazendo benefícios incontestáveis.
3) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?
Esse é um dos pontos que trabalharemos junto à comissão. Buscaremos difundir a essência dos cartórios, alterando a visão errônea que possa existir acerca da atividade. Com a comissão, traremos à tona assuntos relevantes, tanto para as serventias como para a advocacia, de modo a esclarecer e elucidar todos os propósitos para com a justiça brasileira. Buscamos aproximar o advogado do cartório. Demonstraremos o quanto a atividade contribui para a desjudicialização, visando desafogar o Judiciário, sempre beneficiando a população e facilitado o acesso à justiça.
4) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.
Agradeço a oportunidade cedida de tentar difundir a importância que as serventias extrajudiciais trazem e como a sua relação com a advocacia é extremamente benéfica à população brasileira. Coloco-me a inteira disposição, assim como a Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB/SP, aos leitores do Blog do DG para qualquer eventual pontualidade surgida.
Entrevista publicada originalmente no Blog do Direito Notarial e Registral.
Deixe um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *