A derrota do ministro Moro com o seu pacote anticrime foi acachapante. O ministro teve o seu projeto, apresentado sem nenhuma discussão séria, quase completamente modificado. Todos os principais pontos foram modificados.
Na realidade, o projeto que foi apresentado e aprovado foi fruto do enorme esforço do Grupo de Trabalho criado pelo presidente da Câmara Rodrigo Maia. O GT ouviu a sociedade e especialistas e trabalhou também com o projeto antes apresentado pelo ministro Alexandre de Moraes. Mas, o que foi aprovado foi fruto deste debate coordenado pelo Grupo de Trabalho.
A estratégia do político Moro de dar a impressão que perdeu pouco, ou que foi vitorioso, foi desmascarada quando o próprio Presidente da República não vetou o Juiz de Garantia, cujo veto parecia questão de honra para o político Moro. Sempre afirmei que o setor de marketing da Operação Lava Jato é muito mais competente do que o setor jurídico da operação.
Como ex chefe da Força Tarefa da operação Lava Jato o atual ministro da justiça continua a investir em marketing. O ministro tem o apoio de sempre dos setores conhecidos e ele continua posando como se seu projeto tivesse sido vitorioso. Porém, para quem entende do assunto sabe que, felizmente, a realidade é outra. Ganhou a sociedade, o cidadão e o estado democrático de direito.
Artigo publicado originalmente no Congresso Em Foco.
2 comments
2 Comments
Kakay: Derrota de Moro com o seu pacote anticrime foi acachapante | Poliarquia >
26/12/2019, 17:58[…] Publicado originalmente no Prerrô […]
ResponderAdriana Nery
26/12/2019, 20:57Parabéns Kakay, você marcou posição no alvorecer da Lava Jato, quando abriu mão de advogar para o Youssef, que optou por negociar nos moldes do escandalo do Banestado. Só após Tacla Duran, eu entendi porque Kakay não aceitou participar do negócio milionário da delação. Continue na luta Kakyxote.
Responder