Por Kiko Nogueira
No dia 18 de julho de 2016, em mensagens trocadas via aplicativo, a Lava Jato cogitou dar imunidade para dois funcionários da Odebrecht em troca de ajuda com os sistemas Drousys e My Web Day.
Os felizardos eram Camilo Gontijo e Paulo Sérgio da Rocha Soares.
O procurador Orlando Martelo sugeriu: “O sistema my Webday tb foi apreendido pelos suíços. Eles precisam da senha, pois esta criptografado. Se dermos uma prensa em Paulo Soares e Camilo, conseguimos a colaboração deles facinho, pois estão ferrados. Temos muitos fundamentos para preventiva clássica. Que acham de chamá-los novamente para ouvi-los formalmente e ‘pedir a senha’?”
A colega Laura Tessler imediatamente concorda: “Podemos oferecer a imunidade a eles em troca de auxílio, o que acham?”
E acrescenta: “ afinal, eles são técnicos”.
Orlando faz uma ponderação de que seria difícil, pois tanto Camilo quanto Paulo haviam sido indicados pela própria empreiteira. Os demais parecem não se importar muito.
No famoso laudo entregue pela Polícia Federal (335/2018), é possível identificar o nome deles em um dos documentos, um memorando da empresa FRA, que foi contratada pela Odebrecht para extrair e enviar os dados dos sistemas Drousys e My Web Day para a Polícia Federal.
A defesa de Lula tem achado tudo estranho desde o começo e fez um pedido de instauração de incidente de falsidade para ouvir Tacla Duran e Paulo Soares.
Sergio Moro não autorizou a oitiva de Tacla Duran mas permitiu a de Paulo como testemunha. No final deste texto é possível ver a íntegra do depoimento.
Paulo Sérgio foi proprietário da DraftSystem, empresa criadora do Drousys e também de outro ambiente virtual que desta vez foi vendido para o Meinl Bank Antigua.
Ao ser questionado sobre isso, Paulo Sérgio respondeu que foi contratato pelos três sócios do Meinl Bank Antigua que já eram usarios do Drosys.
Entretanto, Paulo omite quem eram os três socios: Vinicius Borin, Fernando Migliciacio e Luiz Eduardo Soares (o próprio irmão de Paulo Soares).
O dialógo na íntegra:
8 Jul 16
- 13:27:45 Orlando SP Laura, Roberson, Julio e Welter (pessoal da ode), O sistema my Webday tb foi apreendido pelos suíços. Eles precisam da senha, pois esta criptografado. Se dermos uma prensa em Paulo Soares e Camilo, conseguimos a colaboração deles facinho, pois estão ferrados. Temos muitos fundamentos para preventiva clássica. Que acham de chamá-los novamente para ouvi-los formalmente e “pedir a senha”? Os suíços estão precisando delas. A ode [Odebrecht] estava mudando o servidor para a Suécia, pois estavam com medo da colaboração da Suíça. O servidor da Sueco já está identificado
- 13:28:31 Laura Tessler podemos oferecer a imunidade a eles em troca de auxílio, o que acham?
- 13:28:40 Laura Tessler afinal, eles são técnicos
- 13:29:46 Julio Noronha Acho que é uma boa! Podemos incluir um deles na entrevista de quinta e colocar na parede
- 13:32:56 Laura Tessler podemos chamá-lo aqui pra trocar uma “idéia” aqui com a gente
- 13:33:26 Laura Tessler posso falar com o advogado dele
- 13:33:33 Laura Tessler do camilo
- 13:34:17 Roberson MPF Boooa!
- 13:37:34 Welter Prr grande ideia. só que durante a colaboração da Ode não podemos usar os dados obtidos. Se a deles for fora do pacote fica mais fácil
- 13:38:02 Welter Prr Carlos te mandei o texto com algumas sugestões. tem que corat
- 13:38:05 Welter Prr cortar
- 13:42:06 Ok. Vou ver.
- 13:42:12 Roberson MPF Só temos que analisar a questão com calma. Um simples bypass na empresa seria péssimo nas negociações. Temos que pensar bem os termos desse próximo passo
- 13:43:01 Laura Tessler Estranho que ontem perguntei do mywebday e disseram que não tinham
- 13:43:16 Roberson MPF Msm pq estávamos lembrando aqui que foi a Ode que trouxe Camilo e Paulo para a primeira reunião conosco
- 13:43:31 Roberson MPF E vero!
- 13:43:42 Convidei Samanta e Robalinho para virem para Curitiba. Assunto principal é fazê-los entender nossos pontos de vista sobre a nova lei de leniência.
- 13:45:06 Athayde Boa, CF
- 13:46:31 Orlando SP Se foi a ode quem trouxe Camilo e Paulo não dá. Laura, vc não ia chamá-los?
- 13:47:10 Laura Tessler Chamei, mas não vieram
- 13:47:12 Laura Tessler Ahahah
- 13:51:49 Orlando SP Então acho q não dá!
- 13:58:11 Welter Prr Tem estas questoes todas
- 13:59:20 Welter Prr A Ode nao vai querer entregar, pois la deve estar a caveira de muita gente, talvez do MO e do emílio
- 13:59:47 Jerusa meio acordo?
- 14:00:52 Welter Prr Como temos o sistema eles vao ter que entregar a senha na colaboração. Se não não tem acordo
- 14:01:17 Orlando SP Dentro do acordo dá para exigir a senha. Aí não tem como eles negarem
- 14:01:17 Welter Prr Dai quebramos com o pessoal técnico
ABAIXO: Vídeo do depoimento de Paulo Soares no incidente de falsidade pedido pela defesa de Lula:
PARTE 1:
PARTE 2:
Publicado originalmente no DCM.
Deixe um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *