Hospital criado em 1961 e representante da excelência no atendimento em saúde mental no estado de Minas Gerais e no Brasil. Possui 130 leitos e tem especial vocação para atendimento prioritário aos pacientes do interior do estado de Minas Gerais, cerca de 70%.
O fechamento tem como argumento principal que o hospital seria transformado em unidade para tratamento de pacientes com a covid-19. Outra alegação é que o hospital trabalha com uma baixa taxa de ocupação, porém se configura absurda, pois, nos últimos meses trabalhou com taxa de ocupação de 90%.
O Hospital Psiquiátrico Galba Velosso não tem condições para receber pacientes com Covid-19 pois as enfermarias não possuem cabeamento elétrico nem tomadas, ou seja, outros espaços publicos do estado que se encontram ociosos poderiam acolher os doentes infectados pela covid-19.
Outro motivo é que a manutenção do atendimento do Galba Velloso vai favorecer em muito a diminuição da transmissão da covid-19 em grupo de pacientes tão vulneráveis que em muitas das vezes tem comprometimento em seu autocuidado e higiene.
Negritamos que as internações no Hospital Galba Velloso são efetuadas quando todos os recursos dos atendimentos em outros componentes da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial)são esgotados. Preferencialmente, cerca de 70% dos pacientes do Galba são provenientes do interior do Estado que se caracteriza por sua grande heterogeneidade.
O Hospital Galba Velloso proporciona um atendimento Humanizado e é um Hospital de média permanência.
O tempo médio de internação são 17 dias. Existem cidades do interior de Minas Gerais com CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) outras com UBS (Programa de saúde da família) Algumas possuem área rural extensa. O perfil das equipes profissionais também é muito variado.
Algumas cidades possuem médicos, psicólogos, enfermagem,terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, arte educadores, oficineiros.
Outras cidades enfrentam déficits de algumas áreas destes profissionais. Existem cidades em que o médico atende todos os dias, existem cidades que o médico atende uma vez por semana e existem cidades que o médico atende uma vez por mês.
Os riscos envolvidos num esvaziamento abrupto do hospital como o ocorrido no Galba Veloso são imensos.
O Instituto Raul Soares não tem condições para receber todos os pacientes transferidos do Galba Velloso mais os pacientes que podem ser encaminhados do interior o que provocará desassistencia.
Alguns dos efeitos danosos da desassistencia são aumento das taxas de suicídio, aumento do percentual da população em situação de rua formada pelos pacientes e aumento do encarceramento, sobretudo dos pacientes em internação compulsória e aqueles cumprindo medida de segurança.
Governador não vale despir um santo pra vestir o outro, não queremos escolher quem vive e quem morre.
2 comments
2 Comments
Miriam Cristina Lucas
04/04/2020, 08:56Excelente matéria… É isso aí não podemos nos calar diante dessa situação…. Há tantos hospitais desativados e eles querem justamente onde estão em tratamento os pacientes psiquiátricos. Tudo jogada , há mais de uma semana estamos deixando de receber nossos pacientes e nada foi feito para adequar o hospital a sua nova realidade como assim querem.
ResponderMaria Geralda Melo
04/04/2020, 09:24Acho um absurdo abandonar a população de Saúde Mental na hora em que ela mais precisa. Não podemos deixar que isso aconteça. O hospital Galba veloso é muito importante! Estou nessa luta! Governador pelo amor de Deus não feche o Galba não!
Responder