Em tempos em que o racismo tem sido muito discutido, é importante conhecer ferramentas para lutar contra ele
Angela Davis já dizia: “não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”. Pensando nisso e em todos os casos de racismo que têm acontecido em torno do mundo, a feminista negra e colunista de CLAUDIA, Juliana Borges lançou o curso Glossário Antirracista.
“Um curso como esse acaba sendo importante porque as pessoas precisam se perceber e começam a se sentir desconfortáveis com esse sistema de dominação que é o racismo. Elas passam a questionar o fato de que não fazer nada acaba sendo uma postura de sustentação a essa dinâmica de brutalização de uma série de vidas”, explica Juliana.
Com conteúdos exclusivos como livros, dicas literárias, filmes e dinâmicas interativas online, o material do curso terá perguntas e respostas que poderão ser utilizadas no dia a dia, para fortalecer uma prática antirracista.
O curso tem o objetivo de explicar e potencializar conceitos e palavras que muitas vezes, são esvaziadas nas redes sociais. “Sinto que há muita dificuldade das pessoas entenderem o que é branquitude, o que é necropolítica. Acho importante que as pessoas conheçam esses conceitos, então é apresentar um panorama geral desses conceitos e indicar onde as pessoas podem buscar informações de aprofundamento”.
Após a morte de George Floyd, outros protestos e reivindicações da população preta se surgiram ao redor do mundo, levantando assim a discussão sobre a responsabilidade das pessoas não negras no que diz respeito ao racismo e suas formas de opressão. “O fenômeno do racismo vai se adaptar em determinadas localidades, mas é sistema de dominação que se dinamiza e reacomoda, que se atualiza a partir das localidades”, argumenta Juliana.
As inscrições poderão ser feitas pelo site e estarão disponíveis até o dia 10 de dezembro. As aulas começam no dia 15, às 19h.
Todas as mulheres podem (e devem) assumir uma postura antirracista
Publicado originalmente na Revista Claudia
Deixe um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *