As atividades são promovidas por entidades da sociedade civil e por órgãos ligados ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Os eventos variam entre rodas de conversas, palestras, marchas, encontros, lançamentos, desfiles, e outras modalidades.
A iniciativa faz parte da campanha Brasil pela Igualdade Racial, que tem como foco o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Grande parte dos eventos tem como objetivo relembrar a luta negra e mostrar como a cultura afro-brasileira perpassa por todo o país de diversos modos.
Membros da sociedade civil que estejam promovendo eventos com foco no novembro negro e queiram que eles façam parte do Mapa pela Igualdade Racial, podem se inscrever pelo formulário que o MIR disponibilizou. É possível cadastrar até 5 eventos por entidade.
Para conferir o mapa na íntegra acesse: gov.br/igualdaderacial/novembro
Recentemente a ministra Anielle Franco se reuniu com representantes de 16 ministérios, para alinhar as ações voltadas para a população negra ao longo do mês, em cada um deles.
Publicado originalmente no Notícia Preta.
Deixe um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *