A ação estará acontecendo em vários Estados e faz parte da Campanha de apoio humanitário “Se tem gente com fome dá de comer”
A Rede de Mulheres Negras de Alagoas estará fazendo a entrega de 150 cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade da periferia de Maceió, neste sábado, 16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação. A ação estará acontecendo em vários Estados e faz parte da Campanha de apoio humanitário “Se tem gente com fome dá de comer”, para arrecadação de fundos, promovida pela Coalizão Negra por Direitos e instituições parceiras, visando ações emergenciais de enfrentamento à fome na pandemia de Covid-19.
A atividade terá início às 9hs, na Centro Cultural AfroDendê, na Cidade Sorriso 1 – Benedito Bentes, no Centro Social e Educacional São Sebastião (Igreja São Sebastião) – Cidade Universitária, e na sede da Banda AfroZumbi, no Jacintinho. Segundo informações da coordenadora da Rede de Mulheres Negras de Alagoas, Vanda Menezes, esta é a quarta entrega de alimentos desde o início da campanha, em março deste ano, e serão atendidas um total de 550 famílias em situação de vulnerabilidade em Alagoas.
Quase 20 milhões de brasileiros (equivalente à população do Chile), declaram passar 24 horas ou mais sem ter o que comer em alguns dias. Mais 24,5 milhões não têm certeza de como se alimentarão no dia a dia e já reduziram quantidade e qualidade do que comem. Outros 74 milhões vivem inseguros sobre se vão acabar passando por isso. No total, mais da metade (55%) dos brasileiros sofriam de algum tipo de insegurança alimentar (grave, moderada ou leve) em dezembro de 2020, segundo levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan.
O Dia Mundial da Alimentação tem entre seus objetivos: alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis, bem como chamar atenção para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo. 16 de outubro também marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO, em 1945.
Publicado originalmente no Tribuna Hoje.
Deixe um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *