Por Arthur Chioro
Segundo ex-ministro da saúde Arthur Chioro, vai ficando claro que a ideia é mesmo vacinar a conta-gotas, e não gastar
Butantã, se tiver IFA (ativo importado da China), produzirá 1 milhão de doses dia. Para vacinar a população brasileira (2 doses) precisaríamos de no mínimo 424 dias!
Fiocruz segue como incógnita, tal qual a vacina da Astra/Zeneca, sem capacidade também de sustentar uma cobertura vacinal expressiva em curto prazo.
Desdenhamos o Fundo Global liderado pela Opas/OMS que nos daria garantia e prioridade para até 50% da população (seriam 212 milhões, mas pedimos apenas 44 milhões depois de muita pressão sobre o MS). Estamos “desdenhando” da Sputnik V, que com sucesso já está sendo usada em vários países, inclusive Argentina.
Nenhum movimento concreto com a Pfizer e Moderna (que são mesmo bem mais caras).
Ou seja, vai ficando claro que a ideia é mesmo vacinar a conta-gotas, e não gastar… Um crime. Uma burrice. Uma perversidade.
Logo vai se instalar um clima de salve-se quem puder, com ações no STF para liberar compras isoladas por estados e municípios
E aquilo que o mercado almeja: a venda nas clínicas privadas pra quem pode pagar.
Uma tragédia que nos colocará no fim da fila do enfrentamento do Covid, com consequências políticas, econômicas, sociais e humanitárias trágicas.
Artigo publicado originalmente no 082 notícias.
Deixe um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *