Ministro da Justiça recebeu 102 votos a favor da honraria, contra duas abstenções
Por Mônica Bergamo com colaboração de Karina Matias, Laura Intrieri, Manoella Smith e Victória Cócolo
A Universidade de São Paulo (USP) concedeu o título de professor emérito ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. A homenagem foi aprovada pelo Conselho Universitário da instituição, formado por professores de diferentes faculdades. O placar foi de 102 votos favoráveis e duas abstenções.
O ministro é o terceiro professor da Faculdade de Direito a obter o título na história da USP.
A iniciativa para a homenagem foi dos professores Heleno Torres, Fernando Facury Scaff, Celso Campilongo e Otavio Rodrigues.
A honraria é concedida a docentes aposentados da instituição que se destacaram ao longo da carreira pela excelência acadêmica. O título representa o reconhecimento da USP às contribuições relevantes desses professores para a vida da universidade.
Lewandowski ingressou no corpo docente da USP em 1978. Ele se aposentou oficialmente da universidade em 2023, mas continua atuando como professor sênior, cargo voluntário.
Ele também é ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Presidiu o STF e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre 2014 e 2016.
Formado em Ciências Políticas e Sociais e em Direito, ele tem os títulos de mestre, doutor e livre-docente em Direito pela Faculdade de Direito da USP.
Publicado originalmente na Folha de S.Paulo.
Deixe um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *