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Conheça a história de sucesso de Luiza Helena Trajano, da Rede Magazine Luiza

Conheça a história de sucesso de Luiza Helena Trajano, da Rede Magazine Luiza

Uma das mais poderosas mulheres do país, Luiza Helena Trajano, nasceu em Franca (SP), no dia 9 de outubro de 1951. É uma empresária brasileira que comanda uma das maiores redes de lojas de varejo do Brasil, a Magazine Luiza, além de outras empresas integradas à sua holding.

Quando assumiu os negócios da família, a Magazine Luiza era apenas uma rede de lojas no interior do estado de São Paulo. Com empenho e muito trabalho, Luiza Trajano transformou a marca em uma das maiores e mais conceituadas do mercado, conseguindo brigar de igual para igual com as principais lojas desse segmento, como Casas Bahia, Pontofrio e Lojas Americanas.

Há 25 anos à frente do grupo, a história de Luiza Trajano é um exemplo para todos os empreendedores que buscam sucesso em seus respectivos segmentos e pode nos ensinar muito sobre o universo do Coaching e como desenvolver uma liderança realmente eficiente e eficaz.

“Primeiro faça o necessário, depois faça o possível e, de repente, você vai perceber que pode fazer o impossível.” – Luiza Trajano

Convido você a me acompanhar nesta leitura e conhecer um pouco mais sobre a história desta poderosa mulher, que tem muito a ensinar a todos nós.

Como surgiu o Magazine Luiza

Em 1957, o casal Luiza Trajano e Pelegrino José Donato, tios da nossa personagem, compraram “A Cristaleira”, uma pequena loja de presentes, localizada na cidade de Franca, interior de São Paulo. O nome Magazine Luiza surgiu depois, resultado de um concurso cultural promovido por uma rádio local. Fato que mostrava como a interatividade e proximidade com os clientes, já eram grandes diferenciais da marca e já estavam em seu DNA desde os primeiros passos da organização.

As décadas seguintes foram marcadas pela expansão do negócio para outras cidades do interior de São Paulo, como Barretos e Igarapava, além de novas unidades em Franca.

No período, outros familiares entraram para o negócio, o que possibilitou ter dinheiro suficiente em caixa para todo o crescimento. Em 1974, foi inaugurada a primeira grande loja de departamentos, tendo mais de 5.000 m², e quando completou 20 anos de vida, já contava com 30 unidades funcionando.

“Toda a organização deve enxergar o funcionário como um empreendedor.” – Luiza Trajano

Informatização da Magazine Luiza

Em 1981, com vocação visionária, o Magazine Luiza é uma das primeiras redes a implementar um sistema de computação nas lojas. Fazer o futuro acontecer antes sempre foi uma das marcas da empresa, pioneira também em diversos outros setores.

A década foi marcada pela automação e informatização do negócio, fazendo da Magazine Luiza pioneira na implementação de um sistema de computação em suas unidades. Processo que culminou com a criação do primeiro Centro de Distribuição (CD) totalmente automatizado em 1986, localizado em Ribeirão Preto, São Paulo. Esse período também marcou a expansão da empresa para fora do estado, com a inauguração das primeiras lojas em Minas Gerais.

Alguns anos depois, já na década de 1990, fora criado o primeiro modelo de comércio eletrônico do mundo: as Lojas Eletrônicas (hoje chamadas Lojas Virtuais). Resultantes de um projeto inovador, essas lojas vendem produtos por meio de terminais multimídia, com vendedores orientando clientes, sem necessidade de produtos em exposição ou no estoque. No mesmo ano, 1992, também nasce o projeto “Só Amanhã”, um único dia na semana em que os clientes podem comprar produtos anunciados por um preço muito abaixo da média do mercado. Na internet, a promoção é divulgada como “Só Hoje”.

Luiza Trajano assume a Magazine Luiza

“Existem duas coisas comuns às empresas que dão certo: atendimento e inovação. Você precisa ter um atendimento ao cliente de primeira. E também estar atento ao que há de novo no mercado, para não ficar para trás.” – Luiza Trajano

Com esta poderosa frase começo a falar sobre uma das principais personagens e responsáveis por ter feito o grupo Magazine Luiza alcançar o patamar em que se encontra atualmente.

Embora o processo de expansão da empresa estivesse acontecendo desde a abertura da sua primeira loja, o grande salto que colocou a Magazine Luiza como uma das maiores do segmento no país ocorreu na década de 90. Dois acontecimentos foram decisivos para esse feito: a criação da Holding LTD, fundada para gerir e acelerar a expansão do grupo e a nomeação de Luiza Helena Trajano como líder da empresa.

Formada em direito pela Faculdade de Direito de Franca, Luiza começou a sua história no grupo logo cedo. Aos 12 anos já trabalhava como balconista em uma das unidades da empresa nas férias. Quando assumiu o comando, a empresária promoveu ascensão maior dos funcionários da organização, que passaram a ter voz ativa em todas as decisões da empresa, descentralizando o comando e evitando que egos familiares pudessem atrapalhar o crescimento da organização.

Luiza fez grande sucesso nas redes sociais depois de participar de uma entrevista no programa Manhattan Connection, exibido no canal de tv por assinatura Globo News, onde rebateu críticas feitas pelo apresentador Diogo Mainardi, afirmando que o Brasil estaria vivendo a “década do varejo” e que enviaria os dados corretos ao apresentador.

Além disso, Luiza lidera o Grupo Mulheres do Brasil, que foi criado em 2012, por 50 mulheres atuantes em diversos segmentos da economia. Elas se uniram em prol de um objetivo comum: melhorar o país. Atualmente, são mais de quatro mil mulheres que se encontram todos os meses para discutir, debater e propor ações relacionadas à educação, empreendedorismo, projetos sociais e cotas para mulheres.

1º loja virtual do mundo

No ano seguinte, a Magazine Luiza deu início ao que seria o embrião de sua loja e-commerce. Por meio de terminais multimídia, era possível fazer compras pela empresa sem a necessidade de produtos a exposição ou mesmo estoque. Com isso, a organização criou o primeiro modelo de comércio eletrônico de todo o mundo. Em 1999, o conceito de loja virtual, criado pela marca no começo da década, foi levado para a internet, tornando a Magazine Luiza um dos maiores representantes do e-commerce nacional.

Liquidações

Durante a gestão de Luiza Trajano, a empresa passou a investir em grandes e inusitadas promoções, como o “Só Amanhã”, um modelo, utilizado por diversas lojas do seguimento até hoje, no qual são vendidos diversos produtos por um preço bem abaixo do mercado, mas apenas por um dia.

Outra inovação nesse sentido foi a “Liquidação Fantástica”, um saldão realizado nos primeiros dias de janeiro, na qual todos os produtos teriam um desconto de até 70%, no entanto, os clientes só poderiam levar aqueles que conseguissem carregar.

Melhor loja para se trabalhar

Reconhecida por seu modelo de gestão humanitário, sendo pautado pela valorização de seus funcionários a empresária acredita que quando o funcionário se sente valorizado, com autonomia para criar e contribuir com a empresa, todos ganham. Dessa forma, ela encontra um terreno fértil para se desenvolver e a empresa pode contar com 100% do time para alcançar seus resultados.

Não à toa, os esforços de Luiza Trajano, iniciados logo que ela assumiu em 1991, começaram a dar frutos em 1998, quando a loja passou a constar na lista das melhores empresas para trabalhar. Cinco anos após ser colocada no ranking, a Magazine Luiza alcançou o primeiro lugar. Essa pesquisa é promovida pela Revista Exame, em parceria com o Instituto Great Place to Work, e usa como método de avaliação a opinião dos próprios funcionários da organização.

Além disso, a empresária investe em uma política de bonificação. Desde 1993, apenas dois anos após assumir a empresa, Luiza investe em uma política de bonificação consistente, onde os colaboradores também participam dos lucros da empresa.

Um dos principais pontos chave para seu sucesso, como exemplo de empreendedora que é, tem consciência da importância que representa um funcionário motivado e comprometido com a empresa na qual trabalha. Exemplo disso foi quando fui convidado para ministrar um Workshop de liderança, no Seminário de Posicionamento Estratégico do Grupo Magazine Luiza, onde tive a oportunidade de contribuir com mais de 1300 líderes da empresa, para que estes, através dos conhecimentos, técnicas e ferramentas do Coaching, potencializem ainda mais a sua performance profissional, empresarial e até mesmo pessoal.

Por meio disso conseguimos perceber o quanto a empresa se preocupa verdadeiramente com o desenvolvimento de seus colaboradores, com o intuito de que estes alcancem patamares cada vez mais elevados em suas carreiras e contribuam para que a organização como um todo continue em rota de crescimento.

Grande Expansão

Em 2003, a Magazine Luiza iniciou um intenso processo de expansão, que começou com a compra das lojas Líder e a rede Wendel, ambas no interior de São Paulo. Nos próximos anos, entre aquisições e inaugurações de novas unidades, a empresa se consolidou como uma das principais do segmento, somando 750 lojas espalhadas por todo o Brasil e uma fortíssima presença virtual.

Prêmios e Homenagens

“Eu sempre digo que a soma de QIs é melhor do que apenas um QI. Por isso, eu dependo das pessoas para fazer o negócio funcionar. Eu não me considero inteligente, mas acho que sei fazer perguntas para as pessoas certas.” – Luiza Trajano

Luiza Helena Trajano, um nome que ficará registrado na história do país por muito tempo. Não apenas por ser a gigante empreendedora que é. Mas, também, por seus grandes feitos. Esses são algumas das homenagens e prêmios que Luiza já recebeu:

  • 2017: foi agraciada com a Grã-Cruz da Ordem do Ipiranga pelo Governo do Estado de São Paulo.
  • 2016: Mesmo não sendo uma atleta, foi convidada para carregar a tocha olímpica. Infelizmente, durante o curto trajeto, Luiza passou mal e caiu.
  • 2004: Recebeu o prêmio de Empreendedora do Ano da Revista Isto É, pela Editora Três.
  • 2004: A superintendente Luiza Helena recebeu o prêmio As mulheres mais influentes do Brasil, criado pelo jornal Gazeta Mercantil e a revista Forbes Brasil. Foram premiadas 26 categorias, entre elas “Indústria e Varejo”, na qual a executiva foi o destaque.
  • 2004: Recebeu do Conselho Regional de Administração (CRA) o prêmio de Administrador Emérito 2003.
  • 2003: Recebeu o título de Líder Empresarial Setorial, concedido no Fórum de Líderes da Gazeta Mercantil.
  • 2003: Premiada como a empresa mais admirada do setor de eletroeletrônicos segundo pesquisa da Revista Carta Capital.
  • 2002: Prêmio Empreendedor do Ano, concedido pela Ernst & Young na categoria comércio.
  • 2001: Prêmio Antônio Proost Rodovalho, concedido pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo. Foi a primeira mulher a receber a honraria.
  • 2000: Homenageada na promoção Os Bem-Sucedidos 2000, pela Bovespa. A primeira mulher e a única empresa do varejo de capital fechado a receber este prêmio.

Publicado originalmente no IBC Coaching.

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