Repórteres viajaram até a reserva indígena e encontraram comunidades ilhadas pelo avanço do garimpo ilegal, além de famílias inteiras vítimas de desnutrição, malária, pneumonia e contaminação por mercúrio.
A maior reserva indígena do país pede socorro. Imagens de indígenas extremamente magros desnutridos e doentes chocaram o país e o mundo, evidenciando a gravíssima situação que assola a terra Yanomami – 9 milhões de hectares dentro da Floresta Amazônica. São cerca de 30 mil indígenas em 386 comunidades. O caos sanitário na saúde dos Yanomami é evidente.
Mas essas imagens – que não são novas – revelam o abandono do povo. Em novembro de 2021, o nosso podcast dedicou um episódio à saúde dos yanomami – e ao avanço do garimpo que destrói a floresta, espanta a caça, polui rios e peixes e deixa o solo improdutivo para as plantações. E aqui estamos nós, mais uma vez, jogando luz sobre essa questão crítica, dramática e urgente.
Neste episódio, Renata Capucci e Maria Scodeler recebem os repórteres Sônia Bridi e Paulo Zero, que, na última semana, acompanharam a comitiva do governo que decretou estado de emergência para levar comida até a Terra Yanomami e para resgatar indígenas de todas as idades à beira da morte.
Publicado originalmente no G1.
Deixe um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *