728 x 90

Gilmar Mendes sobre impeachment de ministros: “Mecanismo de assédio”

Por Gabriella Furquim

Ao Metrópoles, o ministro disse não temer pedidos de afastamento de integrantes do STF. Ele ressaltou que ameaças não influenciarão decisões

Em entrevista ao Metrópoles, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou que as ameaças de abertura de processos de impeachment de integrantes da Corte não irão interferir nas decisões do plenário. “Não me parece que qualquer um deva se preocupar com isso”, disse.

“O problema é que pensam em usar isso como um mecanismo de amedrontamento, de assédio, de acossamento das pessoas. Acho que a gente deve responder com serenidade. E creio que Câmara e Senado são compostos por pessoas, na maioria, de grande maturidade política. E sabem distinguir o que é a luta política de qualquer outro embate. Então, a mim me parece que não surte nenhum efeito”, argumentou.

Um dos alvos dos pedidos de impeachment de ministros do STF apresentados ao Senado, Gilmar Mendes disse não temer o andamento do processo: “Isso se tornou uma conversa recorrente. Recentemente, as armas voltaram-se para o ministro Alexandre [de Moraes]”.

“Exatamente por conta da sua decisão no caso do deputado Daniel Silveira. E talvez por outras medidas que ele tomou nos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos. E aí ficam ameaçando com impeachment. Impeachment por quê? Por que as pessoas estão cumprindo o seu papel, tomando suas decisões dentro dos marcos institucionais?”, questionou o ministro.

Na entrevista, Gilmar Mendes ainda afirmou não haver qualquer animosidade entre ele e o ministro Kássio Nunes Marques. “Eu sou bastante enfático em meus argumentos. Até brinco que eu sou bastante duro, mas na bola. Usando uma linguagem futebolística. Encerrado o debate, a vida segue com absoluta normalidade. Não há nenhuma animosidade”.

Entrevista publicada originalmente no Metrópoles.

Compartilhe
Grupo Prerrô
ADMINISTRATOR
Perfil

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Mais do Prerrô

Compartilhe