728 x 90

Jornalistas da Folha assinam carta contra artigo sobre racismo reverso

Jornalistas da Folha assinam carta contra artigo sobre racismo reverso

Por Robson Bonin

‘Acreditamos que buscar audiência às expensas da população negra seja incompatível com estar a serviço da democracia’, diz o documento

Depois de o jornal Folha de S.Paulo publicar um artigo bizarro sobre um inexistente racismo reverso, 186 jornalistas que integram o diário assinaram uma carta de protesto nesta quarta em que pedem providências à direção do veículo.

“Reconhecemos o pluralismo que está na base dos princípios editoriais da Folha e a defesa que nela se faz da liberdade de expressão. No entanto estes não se dissociam de outros valores que o jornalismo deve defender, como a verdade e o respeito à dignidade humana. A Folha não costuma publicar conteúdos que relativizam o Holocausto, nem dá voz a apologistas da ditadura, terraplanistas e representantes do movimento antivacina. Por que, então, a prática seria outra quando o tema é o racismo no Brasil”, registram os jornalistas na carta endereçada aos membros da Secretaria de Redação e do Conselho Editorial da Folha.

“Convidamos a uma reflexão e uma reavaliação sobre a forma como o racismo tem sido abordado na Folha. Acreditamos que buscar audiência às expensas da população negra seja incompatível com estar a serviço da democracia”, seguem os jornalistas.

A íntegra: Carta aberta de jornalistas da Folha

Publicado originalmente na Veja.

Compartilhe
Grupo Prerrô
ADMINISTRATOR
Perfil

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Mais do Prerrô

Compartilhe