728 x 90

Nem colírio abre os olhos de quem não que ver

Nem colírio abre os olhos de quem não que ver

Em uma recente entrevista publicada pelo blog do jornalista Fausto Macedo, o coordenador do Grupo Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, se apresenta para um debate do qual defensores aguerridos da Lava Jato preferem fugir: qual foi, ao final das contas, o saldo da operação que completa agora dez anos.

Em uma recente entrevista publicada pelo blog do jornalista Fausto Macedo, o coordenador do Grupo Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, se apresenta para um debate do qual defensores aguerridos da Lava Jato preferem fugir: qual foi, ao final das contas, o saldo da operação que completa agora dez anos. Relembremos alguns fatos.

O direcionamento político da Lava Jato, que culminou na prisão sem provas do presidente Lula, já ficou claramente demonstrado pela revelação de mensagens trocadas pelos ex-integrantes da força-tarefa. Protagonista da operação, o ex-juiz Sérgio Moro, que tanto se empenhou em criminalizar a política, deixou a Lava Jato para tornar-se ministro no governo de Jair Bolsonaro. No campo econômico, o trabalho da força-tarefa deixou um legado de destruição e miséria: o Brasil perdeu quase 5 milhões de empregos, a arrecadação das empreiteiras caiu 85% e o PIB encolheu 3,6% entre 2014 e 2017.

Para o sistema de Justiça, o prejuízo não foi menor. Este foi corrompido a pretexto de se combater a corrupção, como vem se demonstrando em detalhes, pela revisão dos métodos da 13° de Curitiba.

Temos um forte compromisso pelo combate à corrupção, mas não a qualquer custo. Outros países nos deram o exemplo de que é possível travar essa batalha sem demonizar a política, sem comprometer a economia e sem corromper o sistema de Justiça. Aqui se deu o contrário, por isso acreditamos que o balanço da Operação Lava Jato foi irrisório.

A Lava Jato foi o maior escândalo envolvendo o sistema de Justiça em uma democracia moderna. Reconhecemos seus poucos acertos, mas temos a obrigação de expor seus inúmeros erros para que possamos aprender com eles e para evitar que se repitam. Esse é o debate proposto, e qualquer tentativa de desvirtuá-lo com ataques e ofensas pessoais é fruto de despreparo, má-fé e ignorância.

Compartilhe
2 comments
Grupo Prerrô
ADMINISTRATOR
Perfil

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

2 Comments

  • Dr. Luciano Cruz
    16/04/2024, 12:57

    Vamos debater sobre a lava jato, sobre provas no Processo Penal, o Devido Processo lega? tbm podem falar sobre o MAIOR LADRÃO QUE O PAIS JÁ TEVE E HOJE ESTA NA PRESIDÊNCIA? VAMOS DEBATER? OU VOCÊS VÃO FUGIR. MAIS É DE FORMA TÉCNICA NÃO COM ESSE AMOR LÚDICO QUE VOCÊS TEM PELO BANDIDO QUE TA NA REPUBLICA. O DEBATE VAI SER EM CIMA DOS FATOS E PROVAS. TA DISPOSTO A ENCARAR OU VAI CORRE DEBAIXO DA SAI DA JANJA. BORA DEBATE, JÁ QUE O BANDIDO FOI ACUSADO SEM PROVA ENTÃO VAMOS PARA O DEBATE?

    Responder
  • oGustavo
    24/05/2024, 17:00

    A afirmação de vocês é o mesmo que dizer que o crime compensa. Não é a toa o país esta entregue aos bandidos e traficantes que fazem o que querem, e digo mais, qual a diferença entre o beira-mar e o presidente? Ambos destruíram e seguem destruindo várias famílias. O mas bizarro é que na mesma matéria vocês afirmam que a Lava Java foi irrelevante mais os crimes foram verdadeiros. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk O amor pelo lixo do corrupto do atual presidente é tanto que deixou até vocês cegos. Uma dúvida suprema, os ministros do supremo que aceitaram a condenação do corrupto estão sendo perseguidos também? Ou é só a tara por "juízes" que condenaram um corrupto ladrão? Melhor, toda a sua quadrilha, ou quase toda né. Eu vivi para ver sindicatos e jornais defendendo o crime organizado. Que lixo se tornou esse país!

    Responder

Mais do Prerrô

Compartilhe