Em uma recente entrevista publicada pelo blog do jornalista Fausto Macedo, o coordenador do Grupo Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, se apresenta para um debate do qual defensores aguerridos da Lava Jato preferem fugir: qual foi, ao final das contas, o saldo da operação que completa agora dez anos.
Em uma recente entrevista publicada pelo blog do jornalista Fausto Macedo, o coordenador do Grupo Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, se apresenta para um debate do qual defensores aguerridos da Lava Jato preferem fugir: qual foi, ao final das contas, o saldo da operação que completa agora dez anos. Relembremos alguns fatos.
O direcionamento político da Lava Jato, que culminou na prisão sem provas do presidente Lula, já ficou claramente demonstrado pela revelação de mensagens trocadas pelos ex-integrantes da força-tarefa. Protagonista da operação, o ex-juiz Sérgio Moro, que tanto se empenhou em criminalizar a política, deixou a Lava Jato para tornar-se ministro no governo de Jair Bolsonaro. No campo econômico, o trabalho da força-tarefa deixou um legado de destruição e miséria: o Brasil perdeu quase 5 milhões de empregos, a arrecadação das empreiteiras caiu 85% e o PIB encolheu 3,6% entre 2014 e 2017.
Para o sistema de Justiça, o prejuízo não foi menor. Este foi corrompido a pretexto de se combater a corrupção, como vem se demonstrando em detalhes, pela revisão dos métodos da 13° de Curitiba.
Temos um forte compromisso pelo combate à corrupção, mas não a qualquer custo. Outros países nos deram o exemplo de que é possível travar essa batalha sem demonizar a política, sem comprometer a economia e sem corromper o sistema de Justiça. Aqui se deu o contrário, por isso acreditamos que o balanço da Operação Lava Jato foi irrisório.
A Lava Jato foi o maior escândalo envolvendo o sistema de Justiça em uma democracia moderna. Reconhecemos seus poucos acertos, mas temos a obrigação de expor seus inúmeros erros para que possamos aprender com eles e para evitar que se repitam. Esse é o debate proposto, e qualquer tentativa de desvirtuá-lo com ataques e ofensas pessoais é fruto de despreparo, má-fé e ignorância.
2 comments
2 Comments
Dr. Luciano Cruz
16/04/2024, 12:57Vamos debater sobre a lava jato, sobre provas no Processo Penal, o Devido Processo lega? tbm podem falar sobre o MAIOR LADRÃO QUE O PAIS JÁ TEVE E HOJE ESTA NA PRESIDÊNCIA? VAMOS DEBATER? OU VOCÊS VÃO FUGIR. MAIS É DE FORMA TÉCNICA NÃO COM ESSE AMOR LÚDICO QUE VOCÊS TEM PELO BANDIDO QUE TA NA REPUBLICA. O DEBATE VAI SER EM CIMA DOS FATOS E PROVAS. TA DISPOSTO A ENCARAR OU VAI CORRE DEBAIXO DA SAI DA JANJA. BORA DEBATE, JÁ QUE O BANDIDO FOI ACUSADO SEM PROVA ENTÃO VAMOS PARA O DEBATE?
ResponderoGustavo
24/05/2024, 17:00A afirmação de vocês é o mesmo que dizer que o crime compensa. Não é a toa o país esta entregue aos bandidos e traficantes que fazem o que querem, e digo mais, qual a diferença entre o beira-mar e o presidente? Ambos destruíram e seguem destruindo várias famílias. O mas bizarro é que na mesma matéria vocês afirmam que a Lava Java foi irrelevante mais os crimes foram verdadeiros. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk O amor pelo lixo do corrupto do atual presidente é tanto que deixou até vocês cegos. Uma dúvida suprema, os ministros do supremo que aceitaram a condenação do corrupto estão sendo perseguidos também? Ou é só a tara por "juízes" que condenaram um corrupto ladrão? Melhor, toda a sua quadrilha, ou quase toda né. Eu vivi para ver sindicatos e jornais defendendo o crime organizado. Que lixo se tornou esse país!
Responder