O novo livro do advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, Muito além do direito, tem prefácio de Boaventura Sousa Santos e posfácio de Marcelo Freixo. Dentro, textos em homenagens a José Sarney, FHC, Sepúlveda Pertence, Nelson Jobim, José Carlos Dias, José Dirceu e Neville D’Almeida.
Este livro é exatamente o que o título diz. Trata de causas, de julgamentos – justos e injustos -, mas, principalmente, ”além do direito”, do que a vida nos tem oferecido desde que as instituições começaram a falhar, juízes passaram a legislar e legisladores e procuradores a julgar, num caos jamais visto. Lidos na sequência e na ordem com que foram dispostos, os artigos contam uma história de ilegalidades, morte e horror. Servirá de fonte para os historiadores que precisarem contar, no futuro, a epopeia de um país que rachou ao meio.
Kakay, que é também poeta e cantor, cita seus autores e autoras preferidos para sustentar suas ideias, e nisso, como ressalta o prefaciador Boaventura de Sousa Santos, não para ”ornamentar” sua narrativa, mas para fortalecê-la, indo ”ao âmago das coisas com a leveza própria da evidência que só sabe ser óbvia depois de dita de maneira tão simples quanto complexa. E, além de tudo, bela”.
Pois é isso o que este livro é: debate, combate, ideias grandes no seu devido lugar, testemunho honrado e firme de quem decidiu sair de seu gabinete para a luta – infelizmente cruenta – a que todo cidadão deveria se dedicar, mas sem perder a ternura, a beleza, a esperança de que um dia a verdade e a justiça triunfarão.
O livro já está disponível para venda e você pode compra-lo clicando aqui.
Deixe um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *