728 x 90

OEA: Rodrigo Mudrovitsch é eleito juiz para Corte de Direitos Humanos

OEA: Rodrigo Mudrovitsch é eleito juiz para Corte de Direitos Humanos

Da atual composição da Corte, todos os juízes vieram de carreiras ligadas à magistratura. A eleição do excepcional advogado Rodrigo Mudrovitsch destaca o papel da advocacia para a promoção dos Direitos Humanos.

Com 36 anos de idade, e um currículo festejado, o notável advogado brasileiro Rodrigo Mudrovitsch será o novo juiz integrante da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Mudrovitsch foi o mais votado (19 de 24 votos possíveis) e, agora, se torna o segundo jurista mais jovem a tomar posse como juiz em toda a história da Corte IDH.

Da indicação à eleição

Em dezembro do ano passado, o presidente Bolsonaro indicou Rodrigo Mudrovitsch, excepcional advogado titular do escritório Mudrovitsch Advogados, para ser o representante brasileiro a disputar o importante cargo de juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos.

É importante registrar que, da atual composição da Corte, todos os juízes vieram de carreiras ligadas à magistratura. Mesmo nas composições anteriores, a presença de advogados foi rara e minoritária. A eleição de um advogado para a Corte IDH representa uma composição mais variada do Tribunal, ao considerar o papel da advocacia para a promoção dos direitos humanos.

Juiz País Cargos anteriores
Elizabeth Odio Benito Costa Rica Ministra de Estado, Corte Penal Internacional. Tribunal da Iugoslávia
Patricio Pazmiño Freire Equador Presidente da Corte Constitucional
Humberto Sierra Porto Colômbia Juiz da Corte Constitucional da Colômbia
Eduardo Vio Grossi Chile Corte Permanente de Arbitragem
Eugênio Raul Zaffaroni Argentina Juiz da Suprema Corte Argentina
Eduardo Ferrer Mac-Gregor Poisot México Professor universitário/ Suprema Corte de Justicia
Ricardo Pérez Manrinque Uruguai Ministro da Suprema Corte de Justiça do Uruguai

Como já citado anteriormente, Rodrigo Mudrovitsch é a 2º segunda pessoa mais jovem a tomar posse como juiz em toda a história da Corte IDH. Antes dele, o mais jovem foi o juiz venezuelano Pedro Nikken, que assumiu aos 34 anos em 1980.

As eleições atuais foram as mais disputadas de todos os tempos, com a participação de nove candidatos; dois dos quais desistiram ao longo da campanha. Restaram sete candidatos que seguiram até a etapa final do processo eleitoral. Desde 2006, o máximo de candidatos concorrendo em uma eleição foi de 5 participantes.

O último brasileiro a atuar como juiz naquela importante Corte foi o advogado Roberto Caldas, que ali ingressou em 2013. Antes dele o Brasil foi representado por Antônio Augusto Cançado Trindade, que depois, em 2009, passou a integrar a Corte de Justiça em Haia, onde tem assento, representando o Brasil, até 2027.

Eleições da Corte IDH

A Corte IDH é composta por 7 juízes de nacionalidades distintas. Nestas eleições, existiam quatro vagas disponíveis, decorrentes do término do mandato de 4 juízes:

  • Eugenio Zaffaroni/Argentina;
  • Elizabeth Benítez/Costa Rica;
  • Patrício Pazmiño/Equador;
  • Eduardo Vio Grossi/Chile.

Os juízes são escolhidos pelos 24 estados partes na Convenção Americana sobre Direitos Humanos durante a reunião da Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos. Cada juiz é eleito para um mandato de 6 anos, passível de reeleição.

A votação é secreta e os juízes devem ser eleitos pela maioria absoluta dos Estados.

Quem é Rodrigo Mudrovitsch?

Mudrovitsch é doutor em Direito Constitucional pelo Departamento de Direito do Estado da USP e mestre em Direito, Estado e Constituição pela UnB, prestigiada universidade na qual foi graduado.

Autor de diversas obras, Mudrovitsch é reconhecido como um dos grandes nomes do novo Direito Constitucional brasileiro. Como se não bastasse a atividade acadêmica, é advogado de nomeada, tendo participado de quase todas as grandes causas nos últimos anos. Integra, ainda, importantes comissões na Ordem dos Advogados do Brasil, emprestando suas luzes à classe. 

Publicado originalmente no Migalhas.

Compartilhe
Grupo Prerrô
ADMINISTRATOR
Perfil

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Mais do Prerrô

Compartilhe