Lula é inocente, Moro é suspeito. Na TV, Bolsonaro convenientemente “esquece” princípios básicos da Justiça para tentar confundir as pessoas.
Na quinta-feira (15), o programa de TV da propaganda política de Bolsonaro foi todo dedicado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pela primeira vez, o candidato à reeleição sequer apareceu! Em vez disso, todo o tempo do programa foi usado para tentar confundir os brasileiros em relação à inocência de Lula. A verdade é que Lula é inocente e venceu TODOS os 26 processos que eram movidos contra ele. Bolsonaro convenientemente “esquece” alguns princípios básicos da Justiça brasileira: a presunção de inocência e a imparcialidade do juiz.
O renomado jurista Cristiano Zanin é advogado de Lula. Com um trabalho sério e irretocável, conseguiu provar, inclusive na ONU, que havia perseguição judicial ao ex-presidente e que Sergio Moro usou a Justiça com objetivos políticos. A Lava Jato, como mais tarde se provou, foi um grande conluio para tirar Lula das eleições de 2018. Zanin explicou, em entrevista à Veja, por que Lula é inocente:
“A presunção da inocência não vale só no aspecto processual. Ela é uma regra de tratamento também, que vale para a imprensa, vale para a sociedade, para todos. Não dá para cogitar de um estado que não seja de inocência a partir do que diz a Constituição. Para além disso, nós mostramos, mesmo naqueles processos nulos que foram construídos pela Lava Jato em Curitiba, que o ex-presidente não havia praticado nenhum crime. Nós fizemos essa prova”
Cristiano Zanin
Na prática, funciona assim: 1) se não há processos declarando um brasileiro culpado, esse brasileiro é inocente; e 2) se o juiz que condenou um brasileiro for declarado suspeito (ou seja, parcial, interessado no resultado), todo o processo é declarado nulo e injusto. Lula venceu TODOS os 26 processos que corriam contra ele. Não há NENHUMA sentença que o condene. É, portanto, INOCENTE. Por sua vez, Sergio Moro, como vimos, era alguém pessoalmente interessado em eleger Bolsonaro e seguir carreira política, portanto, nunca foi imparcial como exige a lei.
Sobre o comportamento de Sergio Moro, Zanin também diz: “É sintomático que, em todos os casos em que o presidente Lula foi julgado fora da Lava Jato, em Curitiba, ou ele foi absolvido ou a acusação foi sumariamente rejeitada porque não tinha provas. Por que ele foi condenado em Curitiba apenas? Porque lá havia um juiz parcial, que atuava em conluio com procuradores que estavam agindo de forma monolítica”.
O que a peça de propaganda da Bolsonaro faz é produzir fake news do tipo Máquina do Tempo, ou seja, a que apresenta declarações antigas de jornalistas — e já superadas — como se fossem atuais. Ao mostrar trechos de reportagens jornalísticas condenando Lula, “esquece” de mostrar a fala mais recente, do Jornal Nacional, em que William Bonner diz, ao entrevistar Lula no JN no último dia 25 de agosto: “O Supremo Tribunal Federal lhe deu razão: considerou o então juiz Sergio Moro parcial, anulou a condenação no caso do triplex e anulou também outras ações por ter considerado a vara de Curitiba incompetente. Portanto, o senhor não deve nada à justiça”. Essa é a verdade.
Reveja trechos da entrevista de Zanin sobre a inocência de Lula:
O advogado @Cristianozaninm explica rapidamente nesse vídeo porque Lula é inocente. Depois de ser investigado exaustivamente e nada encontrado, só sobraram fake news para atacar Lula. #EquipeLula pic.twitter.com/N5qbjgIZep
— Lula (@LulaOficial) May 22, 2022
Já falamos sobre a inocência de Lula ponto a ponto. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sempre afirmou que jamais aceitaria trocar sua dignidade por sua liberdade. Lula passou 580 dias preso injustamente, vítima da perseguição jurídica e midiática com fins políticos que o manteve fora das eleições de 2018. O tempo, senhor da razão, encarregou-se de provar, ponto a ponto, a inocência de Lula: a defesa do ex-presidente tem 26 vitórias judiciais, em absolutamente todos os processos que eram movidos contra ele.
Não se deixe levar pelo alarmismo de Bolsonaro, um presidente incompetente, insensível, grosseiro e mentiroso. Conheça e divulgue a verdade. Lula é inocente! É hora de reconstruirmos o Brasil com base na verdade!
Publicado originalmente no site Lula.com.br.
Deixe um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *