Documento lançado em 2022 remonta à Carta aos Brasileiros, lançada durante a ditadura militar.
A carta criada por ex-alunos da Faculdade de Direito da USP que reuniu assinaturas de banqueiros, empresários e outros membros da sociedade civil remonta à Carta aos Brasileiros, lançada em 1977 durante a ditadura militar.
Em entrevista a Renata Lo Prete no podcast O Assunto, signatários do documento acenderam o alerta para um golpe de Estado liderado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.
Na semana passada, Bolsonaro mais uma vez atacou as urnas eletrônicas – na frente de dezenas de embaixadores – e novamente deu indícios de que não aceitaria uma possível derrota nas eleições.
O ex-ministro da Justiça José Carlos Dias, que coordenou a Comissão Nacional da Verdade e hoje preside a Comissão Arns, foi um dos articuladores da carta de 1977 – e agora assina o documento de 2022, enxergando semelhanças entre o clima político das duas épocas.
Para Dias, um dos problemas mais graves para a democracia brasileira atualmente é um “Congresso que não representa o pensamento democrático”, diz.
“Esta segunda carta tem um sentido de acordar a sociedade civil para para a luta que nós temos que travar […] Falo com a convicção de advogado e cidadão, e como presidente da Comissão Arns que eu sou, nós tememos que estejamos partindo para um golpe de Estado.”
O professor de Direito Constitucional da USP Conrado Hübner Mendes faz a mesma avaliação, e se preocupa que o movimento de aglutinação da sociedade civil tenha sido tardio.
“Talvez seja uma uma ficha que está caindo tarde”, diz. “Mas a realidade é que a gente tem um presidente de mãos dadas com as Forças Armadas, grupos das polícias a clubes de tiro espalhados pelo país ameaçando não respeitar o resultado das eleições, e acho que essa pelo jeito foi uma uma ferida que se pisou e sensibilizou…”
Ouça a entrevista completa no episódio #759 de O Assunto.
Publicado originalmente no G1.
Deixe um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *